Categories
Artes Teologia

O triunfo do Santíssimo Sacramento

Em Évora, uma pequena sala da igreja de São Mamede combina os azulejos das paredes com os frescos dos tetos para construir um programa iconográfico coerente de exaltação do Sacramento da Eucaristia.

Numa modesta sala da igreja paroquial de São Mamede encontra-se um conjunto decorativo que conjuga os azulejos das paredes com os frescos do teto. Com azulejos pintados por Gabriel del Barco e seus colaboradores, o programa repete o da Igreja de Santiago, na mesma cidade, com três episódios do filho pródigo, e com outros dois da vida de Moisés: O profeta faz a água brotar da rocha e A serpente de bronze.

Dois outros painéis definem o tema central do programa iconográfico, associado às funções do recinto como sede da confraria do Santíssimo. No meio da parede, o Triunfo de Santo Tomás de Aquino, em glória com o Santíssimo Sacramento, está rodeado pelas personificações das virtudes morais da Esperança e da Religião e, seguindo as lições da Suma Teológica, também pelos quatro atos de virtude da religião: Oração (hino), Contemplação (trigo), Devoção (cegonha) e Santidade (chaves do céu).

No lado oposto, o painel representa Jesus, num carro triunfal, com a cruz e a hóstia sagrada. Reforçando a sequência do discurso, uma das personificações dos cinco sentidos segura uma filactera com uma estrofe do hino da bênção: Praestet fides supplementum sensuum defectui [A fé supre os limites dos nossos sentidos].

Composto em louvor ao Espírito Santo, o hino Pange Lingua fazia parte do cerimonial eucarístico, sendo cantado também quando a hóstia sagrada era levada até a casa dos enfermos, uma das principais tarefas da irmandade.

A eucaristia é o pão e a espada - Gladius et Panis Eucharistia, c. 1700. Miguel Cardoso © SNBCI
A eucaristia é o pão e a espada – Gladius et Panis Eucharistia, c. 1700. Miguel Cardoso. © SNBCI.

No teto, além do tema central dos anjos em adoração à Sagrada Eucaristia, estão representadas as quatro virtudes cardeais, fundamentais para a definição do sacramento da Eucaristia como um caminho de aperfeiçoamento moral. A combinação de virtudes morais e virtudes espirituais também revela a profunda sedimentação da ética de Tomás de Aquino como matriz do programa iconográfico da igreja de São Mamede.

No teto, quatro pequenas cartelas com versos latinos foram transformadas em simples emblemas eucarísticos. A Eucaristia é o pão e a espada (pão e espada); Minhas flores são frutos de honra e honestidade (flores); Onde estiver o corpo, haverá a união das águias (duas águias e o sol); a eucaristia é o sacramento do amor que é derramado por nós (pelicano ferindo o peito para alimentar a ninhada).

Nos topos, mais dois versos latinos: “Panem angelorum manducavit homo” e “factus cibus viatorum” retomam a menção da letra dos hinos sagrados compostos pelo Doutor Angelicus, numa clara manifestação da coerência de todo o programa iconográfico, que associa as duas artes decorativas.

BIBLIOGRAFIA ESSENCIAL

MANGUCCI, Celso. “Sob o império da Retórica. Os programas iconográficos de Santiago e São Mamede de Évora” in Invenire. Revista de Bens Culturais da Igreja, nº 8, pp. 34-47, 2014.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s