Categories
Artes

A celebração da sabedoria no Colégio do Espírito Santo

Em 1675, deu-se início a uma campanha decorativa que transformou por completo o espaço interior da aula magna da universidade jesuíta de Évora.

Em 1675, a direção da Universidade de Évora decidiu iniciar uma ampla transformação do espaço interior da aula magna, com a representação a fresco das seis ciências ministradas pela instituição: Teologia Escolástica, Teologia Moral, Filosofia, Retórica, Poesia e Gramática, com seus símbolos e dísticos.

O reitor Manuel Luís encomendou também a pintura de retratos de reis e professores jesuítas e a execução de um novo trono.

Nos tetos, o pintor Francisco Lopes, “o coxo”, representou um conjunto de emblemas onde os planetas e as constelações, com a ajuda de versos da Bíblia e dos poetas clássicos, simbolizavam a sabedoria do Espírito Santo na criação da harmonia do Universo.

Novos azulejos, com todas as cores, foram encomendados nas olarias de Lisboa para os silhares da aula magna. Segundo o historiador jesuíta Manuel Fialho, que acompanhou o andamento dos trabalhos, houve um pequeno concurso entre vários desenhos, e o autor da ideia vencedora recebeu uma justa recompensa.

Aula Magna de la Universidad de Évora
Aula Magna da Universidade de Évora. Fotografia © Jaime Silva.

Neste programa decorativo, com a representação de meninos alados, mascarões e uma profusão de enrolamentos de folhas de acanto, os azulejos acrescentaram um toque de festa e modernidade ao erudito programa iconográfico dos frescos e das telas.

Hoje, o brilhante e requintado desenho dos azulejos e das pilastras de estuque são uma pequena recordação da exuberante decoração da aula magna, onde os jesuítas assistiram à defesa das mais importantes teses de doutoramento e celebraram os principais eventos públicos da Universidade de Évora.

BIBLIOGRAFIA ESSENCIAL

MENDEIROS, José Felipe. Os azulejos da Universidade de Évora. The Tiles of the University of Evora. Évora: Universidade de Évora, 2002.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s