No painel de azulejos, a figura de Mercúrio, com suas asas talares e caduceu, representa a sabedoria da metafísica (Genius Metaphisicus). A ideia provavelmente foi inspirada na figura do oitavo emblema de Andrea Alciato, onde uma estátua da divindade indica o caminho certo para os viajantes. Os versos latinos também falam de dúvidas e encruzilhadas e, no painel, dois senhores pedem instruções a um mendigo de muletas.
No seu comentário sobre o emblema de Alciato, o estudioso espanhol Diego López explica que Mercúrio simbolizava os verdadeiros intérpretes das palavras divinas, como bispos, médicos e confessores, que nos ensinam o caminho correto para a saúde e a vida eterna.

Outra versão desse emblema, com a mesma divindade a apontar o caminho da salvação, foi impressa na Imago Primi Saeculi Societatis Iesu, que elogia orgulhosamente a importância dos Exercitia Spiritualia de Inácio de Loyola como um guia útil para a escolha da vocação religiosa.
Nos azulejos, a ideia também ganha um segundo nível de sentido com o acréscimo de um verso das Metamorfoses de Ovídio: Inter utrumque volat [Voa entre ambos]. Com essas palavras, o pai de Ícaro o aconselha a seguir o caminho do meio. Na sua jornada, Ícaro deveria evitar as ondas do mar, assim como a proximidade do calor do sol que poderia derreter suas asas e precipitar a queda.

Mais precisamente ligado à filosofia, o caminho do meio de Ícaro refere-se ao termo médio que relaciona duas premissas em um silogismo, a pedra angular da lógica aristotélica, que se considera a melhor maneira de estabelecer a verdade ou a falsidade de um argumento.
Resolver dúvidas e estabelecer a verdade, nos assuntos relacionados aos princípios universais e imutáveis, era considerada a principal tarefa da filosofia metafísica, e por essa razão a filosofia mais próxima do conhecimento divino.
BIBLIOGRAFIA ESSENCIAL
BOLLAND, Johannes; TOLLENAERE, Jean de; HOSSCHE, Sidronius de; WALLE, Jacques van de & FRUYTIERS, Philip. Imago Primi Saeculi Societatis Iesu: a prouincia Flandro-Belgica eiusdem Societatis repraesentata. Antuérpia: Balthasaris Moreti, 1640.
MENDEIROS, José Filipe. Os azulejos da Universidade de Évora. Tiles of the University of Evora. Évora: Universidade de Évora, 2002.