Categories
Artes

Uma escrava negra na cozinha

A representação de uma escrava a amanhar um peixe no Palácio dos Sousa Mexia, atual sede do Museu de Lisboa, faz parte da caracterização do espaço da cozinha.

As figuras de convite foram uma maneira de qualificar as escadas nobres e os átrios de palácios e quintas de recreio. Com um efeito ilusório, reconstituem a funcionalidade do espaço arquitetónico no contexto mais geral do edifício.

Nos azulejos do Colégio do Espírito Santo de Évora, as figuras de convite recebem alunos e professores para as aulas e os atos solenes.  Na Vila de Azeitão, os guardas, vestidos à francesa, mantêm a ordem no fontanário da pacata vila. Na capela-mor da Igreja do Livramento de Angra do Heroísmo, nos Açores, o padre e o jovem acólito estão sempre disponíveis para o serviço da missa. Desde o primeiro olhar, essas figuras estão associadas ao decoro e à civilidade, representando uma sociedade organizada e polida. São, para todos os efeitos, um complemento do mobiliário e indicam a forma como o ato social se deve realizar.

Escrava negra a amanhar um peixe. Museu de Lisboa, c. 1725-1750. Fotografia © CM.

Apesar de pouco comum, a representação de uma mulher negra a amanhar um peixe na cozinha do Palácio dos Sousa Mexia, atual sede do Museu de Lisboa, segue essa mesma ordem de ideias. De maneira perene, na mesa, com a faca, a escrava raspa as escamas do peixe enquanto um gato tenta a sua sorte. Com sua falta de maneiras, típica dos estratos inferiores da sociedade, a cena sempre incitará alguns risos.

Assim como os criados graves, normalmente cooptados entre a pequena nobreza, povoam as escadas, a escrava saudável, com os dentes à mostra, é um complemento da preparação dos alimentos na cozinha. Foram também um complemento indispensável do estatuto da aristocracia lisboeta que, como se sabe pelas diversas crónicas, faziam-se acompanhar por numerosa criadagem tanto no espaço da casa, como nas deslocações pela cidade.

Lisboa, Museu de Lisboa

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s