El orden público del tiempo
Aunque totalmente mecánicos, los relojes del período moderno no han olvidado su antigua dependencia del astro-rey.
El planisferio celeste en los azulejos de Coimbra
Cuatro azulejos, ahora pertenecientes a la colección del Museu Nacional Machado de Castro, formaban parte de un planisferio celeste desaparecido, con la representación de los hemisferios Norte y Sur.
El error del pintor de azulejos
Es con cierta sorpresa que podemos notar errores en frases latinas o teoremas matemáticos en los azulejos de los colegios jesuitas.
A ordem pública do tempo
Apesar de totalmente mecânicos, os relógios do período moderno não esqueceram a sua antiga dependência do astro-rei.
A ciência é uma arma cristã
Tanto nos painéis da aula de Física do Colégio do Espírito Santo como na Aula da Esfera de Lisboa, os espelhos de Arquimedes permitiram estabelecer uma relação entre o ensino das ciências e o sucesso da atividade evangelizadora dos jesuítas.
Deem-me um ponto de apoio e moverei o mundo
No conjunto que decora a Aula da Esfera do Colégio de Santo Antão-o-Novo, em Lisboa, o painel com a representação de um sistema de engrenagens que ergue a Terra é um bom exemplo da representação do conhecimento científico nos azulejos do século XVIII.
Prometeu e a Física jesuíta
Em um dos painéis de azulejo das aulas do Colégio do Espírito Santo, a disciplina da Física foi comparada ao Castigo de Prometeu.
Os quatro elementos do Universo
A construção da torre octogonal, custeada pelo professor António Franco, foi uma oportunidade única para o desenvolvimento de um programa iconográfico inovador, sem as restrições que a tradição impunha a outras áreas do Colégio do Espírito Santo.
Follow My Blog
Get new content delivered directly to your inbox.